quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Competências do técnico de animação sociocultural:
A nível do Saber:
Adoptar quadros de referencia teóricos dos processos individuais, sociais e culturais, a partir da descrição, do conhecimento, da identificação, da caracterização, da relação, da análise, e da avaliação de teorias, de fenómenos, de comportamentos e de situações.
A nível do saber – fazer: O técnico deve utilizar as novas tecnologias da informação para elaborar o desenvolvimento de projectos de intervenção. Deve trabalhar individualmente e em equipa, pesquisando de forma autónoma e seleccionando a informação. Este deve ainda transmitir as ideias oralmente ou por escrito de forma clara e correcta.
A nível do saber – ser: O técnico tem a responsabilidade de se empenhar nas suas tarefas de forma criativa e inovadora, tendo a capacidade de dialogar, negociar e cooperar com os outros. Um técnico deve ter também curiosidade e um espírito crítico face às situações e deve ainda ser aberto à mudança.


O animador deve:
•Tentar identificar, compreender e atender as necessidades de cada um;
•Fazer os trabalhos dentro do prazo acordado;
•Tentar adequar – se a cada um, ou seja, a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas;
•Trabalhar em equipa, oferecendo a sua colaboração;
•Ter a capacidade de análise crítica, dividindo os problemas em várias partes e tenta arranjar soluções eficazes;
•Ter capacidade criativa;
•Estabelecer novas relações;
•Tomar decisões;
•Capacidade de argumentar sobre um determinado assunto;
•Ter flexibilidade;
•Ter assertividade;
•Saber escutar;
•Saber compartilhar conhecimentos;

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